sobre o coletivo

Foto da Retipatia, ilustrando o tema Sobre o Coletivo, sua comunidade literária.

Oi, aqui é a Renata, também conhecida como Rê (a.k.a. Grã-Rainha do Coletivo) ou Retipatia.

Comecei a criar conteúdo na internet desde 2016, quando comecei meu blog, o Retipatia, que logo se tornou um recanto literário.

Com o tempo a criação de conteúdo expandiu para outras vertentes, como o Instagram, o YouTube, cada um à sua maneira e no seu próprio ritmo. Mais do que um hobby, com o tempo ela se tornou o meu trabalho.

Em 2021 o amor pelos livros queria muito crescer e, aliada ao panorama pandêmico, comecei uma série de leituras coletivas (que é quando as pessoas se reúnem para lerem um livro em determinado período e debaterem a obra).

Desse ciclo de leituras nasceria do Coletivo, um clube de leitura dedicado aos leitores que tanto me acolheram e que eu também queria abraçar de volta: de todas as formas possíveis quando a gente vive cada um em um canto do Brasil.

O Coletivo chegou para mostrar a verdadeira imersão que um livro pode ser, para que possamos viver incontáveis vezes através dos lugares, personagens, acontecimentos e momentos que experienciamos durante a leitura.

Com o tempo, o espaço cresceu, os laços fortaleceram e o Universo Coletivo surgiu. Com ele, foi possível trazer a magia literária para o cotidiano, ultrapassar os limites das páginas.

É isso que o Coletivo busca levar para os membros: pequenas momentos aconchegantes, repletos de magia literária (e um gole de chá).

Assim, o que nasceu como um clube do livro se transformou em uma comunidade que leva a magia das páginas para cada um dos seus membros através de conteúdos, mimos, histórias e desafios criados.

Seja através das Casas, do Campeonato, das risadas nas lives e das constantes lembranças dos livros da Maas, no Coletivo você se torna livro para viver incontáveis vezes.

Com carinho,

Grã-Rainha do Coletivo