Oi, aqui é a Renata, também conhecida como Grã-Rainha do Coletivo.

Crio conteúdo na internet desde 2016, quando comecei meu blog, o Retipatia, que logo se tornou um recanto literário.

Com o tempo a criação de conteúdo expandiu para outras vertentes, como o Instagram o YouTube, cada um à sua maneira e no seu próprio ritmo.

Em 2021 o amor pelos livros queria muito crescer e, por isso, comecei uma série de leituras coletivas, que é quando as pessoas se reúnem para lerem um livro em determinado período e debaterem a obra. Desse ciclo de leituras nasceria do Coletivo, um clube do livro dedicado aos leitores que tanto me acolheram e que eu também queria abraçar de volta, de todas as formas possíveis quando a gente vive cada um em um canto do Brasil e ainda por cima em um período de pandemia.

O Coletivo chegou para deixar que a gente não apenas leia, mas que sejamos livros e possamos viver incontáveis vezes através dos lugares, personagens, acontecimentos e momentos que experienciamos ao ler um livro.

Mais do que isso, o Coletivo também busca, com o clube de assinatura, levar a magia das páginas para cada um dos seus membros, através de conteúdos especiais como também de mimos criados e pensados para agregar o sentimento de pertencimento daquela história.

Vem ser livro para viver incontáveis vezes, vem ser um Coletiver!

Com carinho,

Grã-Rainha do Coletivo