
Do caos da mudança à beleza das pequenas coisas
Esta edição talvez seja um pouco diferente dos textos habituais, porque é um pequeno apanhado de tudo que vem acontecendo por aqui nas últimas semanas. Pega o chá e vem entender o caos da mudança, que aconteceu no dia 26, mas que nem de longe durou um só dia.
Mudança é um ciclo trabalhoso de embalar uma vida inteira em caixas, carregar três andares abaixo, transportar quatro andares pra cima, desembalar e reorganizar. Mas com muito caos envolvido em cada uma dessas etapas.
Mudança é algo super positivo – a depender das circunstâncias, claro -, mas nem por isso deixa de lado uma exaustão corporal e mental pelo caminho.
Por aqui, ficar quase duas semanas sem internet não apertou o calo apenas quanto à incapacidade dessa millennial em fazer todas as suas tarefas de trabalho pelo celular.
Os reflexos desse caos da mudança foram mais sentidos, na verdade, nas pequenas coisas que deixam o dia a dia mais leve. Como poder sentar de pernas pro ar no fim do dia e ver séries repetidas na tevê. Ou quem sabe colocar uma playlist na hora da faxina (e cantar mal todas as letras que eu não sei).
São pequenos confortos que, quando são retirados da gente, somados ao momento de estresse, se tornam algo gigantesco.
Na verdade, parando para refletir, os confortos da vida comum são mesmo pequenos, pontuais, mas isso não significa que seus benefícios sejam diminutos. Pelo contrário.
Nem sempre dá para controlar o caos.
E o fato é que são esses pequenos momentos de pausa, de respiro, de risada, de fuga da realidade que conseguem trazer uma carga a mais de energia para a gente aguentar as rudezas da vida.
Muitas pequenas coisas: seria maximalismo?
Mudar também me fez perceber o quanto música me faz falta, mas não só ela: minhas velas, meus livros em suas prateleiras, meus enfeites. Pode parecer supérfluo, mas estar e se sentir em casa tem a ver também com o que nos identificamos. É sobre as pessoas, o clima, a rotina, mas também, sobre o que a gente consegue deixar a nossa cara.
Por aqui deixo a minha cara com meus (muitos) livros, minha coleção de bonecas, meus enfeites, os quadrinhos, velas sempre prontas para serem acendidas, lembretes visuais de tudo um pouco e muitos outros detalhes.
No meio desse processo imenso da mudança me veio uma clareza sem igual de que, apesar dos pesares, minimalismo não é para mim.
Sou mesmo dos muitos enfeites, apetrechos, das muitas minúcias (e para quem costuma me ler, sabe que também das muitas palavras).
Não sei se chego a ser classificada como uma adotante do movimento maximalista, porém, é certo que sou do aconchego, do conforto e das minhas coisinhas. Gosto de tê-las em volta, aos olhos. São coisas que me acolhem de certa forma e acho importante que, seja um ou cem elementos que você opte, deve ser sobre isso: a mensagem que cada coisa te traz.
A sua casa deve ser o antídoto contra o estresse e não a causa dele.
peter walsh
Aleatoriamente, todo esse caos da mudança e a necessidade de organizar para ter paz, me fizeram também perceber que tenho uma playlist de conforto. Você tem alguma? Eu adoraria conhecer.
A Cozy Spring foi criada há algum tempo para compartilhar aqui mesmo, no Coletivo, e vem crescendo a passos moderados desde então:
Um bom livro nem sempre é uma boa leitura
Ao mesmo tempo, nesses dias embarquei numa leitura cheia de expectativas que se mostrou para lá de frustrante.
O livro é O Castelo no Espelho, de Mizuki Tsujimura, publicado pela Editora Morro Branco em maio deste ano (você pode conferir ele aqui na Amazon).
Meu status de leitura ao longo do livro pode ser uma resposta a pergunta de Yeongju no livro Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, que citei também na newsletter de março:
um bom livro é sempre uma boa leitura?
Bem-vindos à livraria hyunam-dong – hwang bo-reum
Um bom livro nem sempre é uma boa leitura.
Apesar de abordar ótimos temas, inclusive um pouco discutido na literatura contemporânea – evasão escolar – e unir tudo através do realismo mágico, a narrativa não cativa, não prende e se tornou cansativa por pelo menos 60% do livro.
Aqui fica uma ressalva, não sei até que ponto o problema é a narrativa da autora ou o trabalho realizado na edição brasileira, porque encontrei muitas frases com sentido prejudicado, diálogos estranhos e frases que mal parecem se conectar. Algo que não costumo encontrar nos livros da Morro, inclusive.
Feita a ressalva, O Castelo no Espelho é aquela história que você queria ter amado, mas que tudo se perdeu no essencial: a boa prosa.
O pior (ou talvez, o melhor), é perceber como muitos leitores tiveram a mesma dificuldade ao longo da leitura, com um começo lento e cansativo e uma sinopse que foca numa parte muito secundária da história.
Com tudo isso, é bom avisar que ainda preciso saber o final da história (no momento que escrevo/reviso a news, estou em 80% do livro), porque, apesar dos pesares, ele é um bom livro, entende?
Então talvez tudo isto tenha sido apenas um papo para confirmar que sim, um bom livro pode não ser uma boa leitura. E acredito que o inverso disso também seja possível.
Nosso Mês de Julho no Coletivo

Nosso mês de junho teve algumas alterações nas suas programações por causa da minha mudança e vou aproveitar para agradecer mais uma vez a paciência e carinho de vocês durante esse processo.
Para te deixar por dentro dos nossos encontros, leituras e demais atualizações do momento, segue tudo atualizado a seguir, para que julho seja leve e com muito encontro incrível:

Enigma Box: inscrições abertas
As assinaturas para a Enigma Box começaram no dia 8 e vão até o dia 31 de julho. Para quem quer mudar de modalidade de assinatura e precisar de ajuda no processo, é só me chamar.
E, exclusivo para você, coletiver, eis um pequeno spoiler da caixinha do trimestre que começa agora em julho: 🎃! Não direi mais nada, mas haverão sinais!
Lembrete: encerrado o mês de julho, novas vagas para a Enigma Box abrirão no próximo trimestre, em outubro (com envio previsto para o começo de janeiro).
Leitura Coletiva de Julho

O título mais votado das nossas últimas enquetes volta ao clube para uma segunda leitura coletiva: você está pronta para se apaixonar (ou reapaixonar) por essa cozy fantasy, coletiver?
O livro é uma das minhas fantasias favoritas da vida e, sem dúvidas, revisitar essa história depois de todo o caos da mudança, será um afago na alma.
O Mar Sem Estrelas está disponível na Amazon e nosso debate será agendado para o mês de agosto através de enquete no Telegram.

Datas dos Debates de Julho
Temos dois encontros para debate e bate-papo neste mês de julho e, já adianto, teremos um mini arraiá em um deles:
21/07 – domingo: debate do livro Quarta Asa (e muitos surtos, certeza)!
28/07 – domingo: debates dos livros Noiva e Promessas Cruéis (e mais surtos).
O nosso mini arraiá vou colocar em votação no Telegram para vocês escolherem a data que preferem.

Desafios de Leitura de Julho
Nossos desafios de leitura são chances extras de ganhar poções com os livros que você leu ao longo do mês, mas que não necessariamente fazem parte das leituras do clube.
Algumas coletivers fizeram seus pedidos pelos stories e me ajudaram a fechar a lista de desafios desse mês, confere só:
- Livro encalhado na estante;
- Calhamaço: um livro com mais de 500 páginas;
- Leitura relacionada a uma data comemorativa do mês;
- Um livro de não-ficção;
- Literatura brasileira: contemporânea ou clássica;
- Uma HQ ou graphic novel.

Atualizações do Campeonato das Casas
As pontuações do mês de junho foram todas computadas com as poções dos desafios, compartilhamentos, participações em enquetes e outras interações que fizemos.
Você pode conferir o ranking do Campeonato das Casas atualizado bem aqui. E, claro, os saldos na suas carteira também, para consultar, você pode clicar aqui.
Qualquer dúvida, você pode deixar um comentário, mandar uma coruja ou falar comigo pelo Telegram, e-mail ou Instagram, coletiver.
compartilhe:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
