a história de A Troca de Beth O’Leary passa por muitos temas como o luto, carreira, família, envelhecer, ser um idoso ativo, senso de comunidade e pertencimento, lar, amizade, companheirismo e acho que dá para encaixar mais alguns itens nessa lista.
mas, indubitavelmente, A Troca é sobre o amor. seja ele fraternal, maternal, parental, amoroso, sexual, casual e por aí vai…
as duas Eileens de Beth O’Leary
detalhes à parte, A Troca gira em torno de suas duas protagonistas: a dupla de Eileens.
Eileen, a avó e Eileen, Leena, a neta. apesar dos momentos em que suas vidas estão, o amor ainda é a palavra-chave para tudo que vai acontecer.
com Eileen, temos a questão importante sobre a vida ativa na velhece, tanto em termos sociais, quanto em relacionamentos amorosos e sexuais. Eileen vem nos mostrar que não existe tempo para amar, desejar e fazer o que bem entender.
para realizar seus sonhos. mais que uma mulher de fibra, que mostra ser amparo para todos, seja onde estiver, ela é inspiração. e, graças à ela, essa leitura me aqueceu muito.
Leena, apesar de parte do seu drama pessoal estar nas questões do luto de sua irmã e, convenhamos, a dar do luto só existe porque também existe amor.
ou seja, o foco maior durante a história está no amor, aquele amor amoroso mesmo dos romances.
o porém é que, nesse ponto, fez com que tenhamos uma repetição de cenas de comédia românticas a cada vez que ela se encontra com o Jackson, num contraponto ao seu relacionamento desgastado com Ethan.
a origem literária da troca de vidas de A Troca
uma das coisas mais legais que A Troca traz até mesmo em seu nome é essa troca de vida que tira as personagens da sua zona de conforto.
a troca não é uma questão apenas de localidade, é se aventurar a se redescobrir e, no processo, também compreender o outro.
tanto o é que, durante a troca, as Eileens acabam não se falando tanto. mas, ao mesmo tempo, criam um entendimento maior sobre quem são e quem é a outra Eileen.
essa fórmula pode soar um tanto quanto tresloucada à primeira vista, mas viver a vida de outra pessoa já estava nas páginas de O Príncipe e o Pobre de Mark Twain.
publicado originalmente em 1881, a história inspirou várias e várias adaptações e versões reimaginadas desde então.
em algumas versões, ainda seguimos a ideia de troca de vida entre realeza e plebeu. já em outras, a inversão toma proporções distintas, sendo mais no estilo do livro de Beth O’Leary.
a história pode envolver até algo mais literal, como troca de corpos. seja como for, tudo acaba girando em polos em comum: o amor.
seja o próprio, aquele que envolve a forma como cada um se vê, mas também a relação com o outro e o mundo ao seu redor.
filmes com o mesmo plot de A Troca
por fim, mas não menos importante, selecionei quatro filmes que seguem o plot do livro da Beth:




compartilhe:
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
