novidades na sua caixa de entrada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

As melhores leituras de 2023 do Coletivo

Capa do post as melhores leituras de 2023 do Coletivo da Retipatia, a comunidade literária, mostrando um cenário com livros aberto ao fundo e, em destaque, vela em vidro âmbar acesa, galhos e uma coroa.

O mês de janeiro está quase terminando, mas ainda é tempo de trazer uma lista com as melhores leituras de 2023, certo?

Em 2023 estivemos na primeira fileira de Le Cirque des Revés enquanto ouvíamos as histórias que as árvores têm para contar.

Nós investigamos os crimes de Jack, o Estripador, o mito do Príncipe Drácula e descobrimos quem, afinal de contas, era Mr. Hyde.

Enquanto isso, nós dançamos pela clareira do Outro Mundo até gastar nossas sapatilhas, ajudamos uma jovem bruxa a quebrar o Protocolo Sagrado e descobrimos o motivo da súbita doença da jovem Laura.

E, no fim, voltamos a infância ao brincar com o coelho de veludo, prontas para desbravar as leituras que 2024 nos reserva.

A Lista de Melhores Leituras de 2023

A nossa lista de melhores leituras de 2023 conta com 10 livros, todos favoritados e amados por muitas coletivers e pela Grã-Rainha.

Alguns, inclusive, tem o Selo Retipatia de Qualidade, grau máximo de honraria dado pela Grã-Rainha.

Um detalhe interessante é que a lista reúne os dois principais estilos literários que lemos por aqui: fantasia e clássicos, e você pode conferir todos eles a seguir:

O Circo da Noite

Sucesso invicto, amado por todo mundo que leu, O Circo da Noite é o livro de estreia de Erin Morgenstern, autora de O Mar Sem Estrelas, outro título muito amado pelas coletivers.

Além de uma história envolvente e mágica, a trama é rica, pungente e do tipo que não se encerra na última página.

O livro foi lançado pela primeira vez no Brasil pela Intrínseca em 2012 e estava esgotado há bastante tempo. Graças à Editora Morro Branco ele voltou ao mercado brasileiro em 2022 em uma belíssima edição em capa dura.

O livro tem o Selo Retipatia de Qualidade e se tornou uma das fantasias favoritas da Grã-Rainha do Coletivo:

Villette

Mais um encontro das coletivers com Charlotte Brontë aconteceu em 2023 com Villette, a saga dramática e inspiradora da jovem Lucy Snowe.

Apesar de não ser meu favorito de Charlotte, por não ter a vitalidade de Jane Eyre – leitura de 2021 do Coletivo -, a história não deixa de ser tocante e apresentar uma jornada feminina que transcende seu tempo.

Com algumas ressalvas para o final, é uma leitura que vale cada uma de suas 754 páginas:

O Ano das Bruxas

Se o que você procura é uma história clássica sobre bruxas, mesclada aos princípios modernos, a sua escolha deve ser O Ano das Bruxas.

A fantasia com ares medievais tem uma trama bem construída, amarrada dentro de si e que, mesmo sendo ficção, nos deixa o sentimento de que tudo que ali encontramos, pode ter acontecido em algum lugar não muito distante de nós.

Um detalhe à parte é a edição sublime da DarkSide Books, que deixa a experiência ainda mais incrível:

Jack, o Estripador: Rastro de Sangue

Confesso que esse apareceu no top 10 por ser um dos livros que as coletivers mais citaram em suas listas de leituras favoritas.

O livro de estreia da série Rastro de Sangue tem seus pontos altos, mas as falhas no enredo são muitas e até exageradas, mas não deixa de ser um bom entretenimento (oi Cresswell, é de você que eu falo).

Só não espere todo o horror que lhe prometeram, o romance é aqui, tão tomador de páginas quanto a lâmina de Jack:

Príncipe Drácula: Rastro de Sangue

A diferença de Jack, o Estripador, para Príncipe Drácula chega a ser excitante: não apenas há um melhor ritmo na trama, como a ambientação gótica e vampiresca tem o seu próprio charme.

A história ainda carece de um nexo aqui e ali e dá bastante espaço para o romance, mas vemos os personagens de forma mais aprofundada e é impossível não se encantar (ainda mais) por Thomas Cresswell (e passar pano para seus deslizes).

Árvore dos Desejos

Releitura do Coletivo, Árvore dos Desejos é, sem dúvidas, um livro com Selo Retipatia de Qualidade e lugar mais que merecido nas melhores leituras de 2023 do Coletivo.

A fábula é fantástica, emocionante, tocante e, ouso dizer, um acalento para qualquer pessoa com um coração.

Revisitá-la foi uma experiência incrível, especialmente quando bem acompanhada de leitoras incríveis, que também se derreteram e foram tocadas pela narrativa de Red.

Um livro com Selo Retipatia de Qualidade que sempre vou recomendar:

A Dança da Floresta

O primeiro sentimento sobre esse livro era: por que demorei tanto tempo para ler?

Por mais que eu tivesse altas expectativas e um pouco de receio de me decepcionar, posso garantir que elas foram mais do que superadas.

Com uma narrativa doce e fluida, Juliet nos leva por uma história fantástica, inspirada em contos de fadas sombrios e que, ao mesmo tempo, nos revela tanto do nosso próprio mundo.

O Outro Lado é sombrio e encantador, um deleite para quem ama o estilo obscuro e fantasioso, enquanto não deixa um bom romance de lado.

A Dança da Floresta se tornou um favorito por aqui e, sem dúvidas, ganhou o Selo Retipatia de Qualidade:

O Médico e o Monstro

Apesar da edição abaixo ter outros contos de Stevenson, a proposta de leitura era focada em O Médico e o Monstro, conto clássico que deu origem a tantas adaptações e inspirou tantos autores na literatura.

Confesso que não comecei com o pé direito em relação ao autor, já que o primeiro conto desta edição era tão despropositadamente enfadonho que a leitura avançava a passos de lesma.

Por isso, deixei os outros contos para outro momento e li apenas O Médico e o Monstro. A história tem sua magia explicada, a trama é interessante, prende e tem seus tons de loucura e insensatez escorrendo entre nossos dedos.

Aliás, a velha e boa dicotomia entre o bem e o mal encara uma de suas melhores versões na história: todos temos ambos dentro de nós. O que muda é o que decidimos libertar.

Carmilla

Uma bela e sombria surpresa foi a leitura de Carmilla, inspirando ares góticos e antigos tanto quanto uma ótima versão vampiresca feminina.

Sempre fui apaixonada por vampiros e histórias de vampiros e, sem dúvidas, Carmilla se tornou uma das minhas favoritas, desde a primeira leitura, em 2022.

Seu mistério, as vidas roubadas e um amor encenado que mistura sensações e sentimentos aos olhos vistos é sublime e delicioso de ler.

Com certeza uma leitura com Selo Retipatia de Qualidade e favoritada por aqui:

Contos dos Antigos Natais

A última leitura de 2023 não poderia ter sido melhor! Uma seleção de contos natalinos escritos por mulheres, em uma edição apaixonante e repleta de relíquias literárias.

O destaque aqui vai para O Coelho de Veludo, que conquistou o coração de várias coletivers (inclusive o meu) e deu o tom para todo o livro: apaixonante é tudo que posso dizer!

Se você quiser conhecer mais das nossas leituras coletivas, você pode clicar aqui para vê-las no site, ou aqui, para a lista na Amazon.

E para participar das nossas leituras, você pode se tornar membro do Coletivo através da assinatura mensal: na nossa home você encontra as modalidades disponíveis.

Agora, quero saber: você já leu ou quer ler algum desses livros da lista de melhores leituras de 2023 do Coletivo?

Comente este post!

deixe seu comentário, coletiver!