novidades na sua caixa de entrada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

16 Livros com Amizades Inesquecíveis

Imagem de topo do post 16 livros com amizades inesquecíveis, do Coleitvo da Retipatia, mostra desenho em aquarela de duas jovens em frente a uma estante de livros, de costas, cabelos soltos e longos, usando suéters, e segurando a da direita, folhas secas e a da esquerda, uma caneca.

Quando se trata de amizades que só podem ser descritas como inesquecíveis os livros tiram de letra ao retratá-las.

Afinal, alguns relacionamentos que vemos nos livros são únicos e raros e, muitas vezes, nos fazem pensar em nossa própria experiência e, claros, nos nossos caros laços de amizade.

Na nossa lista você vai conhecer 16 títulos que já passaram aqui pelo Coletivo e, mais importante: que são perfeitos para celebrar o Dia da Amizade. Mas, espera o Dia da Amizade não é em julho?

Por que o Dia da Amizade também é celebrado em 14 de fevereiro?

Existem ao menos duas datas mundo afora em que o Dia da Amizade pode ser celebrado, vamos entender rapidinho cada uma delas.

Sobre a data de 14 de fevereiro, internacionalmente é celebrado o Valentine’s Day, o Dia de São Valentim, que é semelhante ao nosso Dia dos Namorados.

No Brasil, a data ganhou um novo viés, sendo, por isso, possível ver movimentos de comemoração do Dia da Amizade em 14 de fevereiro.

O Dia Internacional da Amizade, reconhecido e estabelecido em assembleia pela ONU, é, por sua vez, o dia 30 de julho, e consta no calendário oficial da organização.

Existe ainda o registro da celebração no dia 20 de julho e 14 de abril. Então, vamos por partes.

O 20 de julho é considerado o Dia do Amigos, data que aparece com mais recorrência em países da América do Sul, como o Brasil. A celebração data da década de 1970 e veio da Argentina para o Brasil, com criação inspirada pela chegada do homem a Lua.

Já o dia 18 de abril, considerado o Dia Nacional do Amigo, não é uma data oficial e, com os movimentos crescentes em prol dos dias 20 e 30 de julho, está caindo em desuso.

16 Livros com Amizades Inesquecíveis

A lista com os títulos incluem fantasias, fábulas, clássicos, drama, romance romântico e muito mais. Acredite, tem livros para todos os momentos e gostos literários.

Árvore dos Desejos

Uma das leituras mais belas e apaixonantes é Árvore dos Desejos, com sua fábula leve, descontraída e tocante.

Um dos detalhes mais incríveis é que a narrativa é toda de Red, a própria Árvore dos Desejos, que mantém uma amizade de longa data e muito interessante com Bongô, uma corva.

Aqui vale ainda menção honrosa, porque temos não apenas uma, mas duas amizades inesquecíveis na história, através da pequena Samar e de seu vizinho Stephen.

Árvore dos Desejos

 

Título original:
Wishtree

Autoria:
Katherine Applegate

Editora:
Intrínseca

Ano de lançamento:
2020

Páginas (nº):
224
Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Mesmo gostando de uma boa fofoca, não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, então Red apenas ouve tudo com muita atenção, sempre em silêncio. No entanto, quando a família da solitária Samar se muda para o bairro e é recebida com desconfiança e ameaças, Red percebe que há algo estranho acontecendo. Aquela vizinhança já tinha acolhido inúmeras famílias. Qual a diferença dessa vez? O lenço que a mãe de Samar usa na cabeça? Ou alguma outra coisa?
Numa noite fria, após ouvir o inesperado e comovente pedido sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida, pois muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.
Árvore dos desejos é uma fábula inesquecível que mostra a importância do respeito às diferenças para uma vida em sociedade. Com maestria, Katherine Applegate traça uma história emocionante e atemporal sobre o poder da amizade e da empatia.

Clube do Livro dos Homens

A regra número um é clara, a gente não fala sobre o clube do livro. Mas com certeza podemos falar da amizade dos homens do clube do livro, certo?

Quando a vida anda difícil e conselhos amorosos não são apenas desejáveis, mas necessários, eles se unem para ajudar um membro: tudo através do poder da literatura, é claro!

Clube do Livro dos Homens

Livro 1

 

Título original:
The Bromance Book Club

Autoria:
Lyssa Kay Adams

Editora:
Arqueiro

Ano de lançamento:
2021

Páginas (nº):
320
A primeira regra do clube do livro é: não fale sobre o clube do livro!
Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo.
Bem-vindos ao Clube do Livro dos Homens!
Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.

O Circo da Noite

Entre e sinta-se à vontade, o cheiro de pipoca está no ar e os padrões em preto e brando são hipnóticos. O Circo da Noite é das minhas fantasias favoritas dessa vida e, sem dúvidas, uma que vou recomendar sempre.

Quando o assunto são amizades inesquecíveis, os livros de Erin Morgenstern não poderiam ficar de fora.

E, em se tratando de O Circo da Noite, é impossível não pensar nos irmãos gêmeos Widget e Poppet, donos de um carisma e fofura que faz a gente querer ser amiga deles também!

O Circo da Noite

 

Título original:
The Night Circus

Autoria:
Erin Morgenstern

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
509
O circo chega sem aviso…
Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Contra o céu cinza pairam tendas colossais listradas de preto e branco. Um aviso pendurado acima dos portões diz:
Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer
Quando os últimos raios de sol desaparecem do céu, pequenas luzes começam a tremular em meio às tendas, como se todo o circo estivesse coberto de vaga-lumes. Quando as tendas estão todas iluminadas, brilhando contra o céu noturno, a placa se revela:
Le Cirque des Rêves
O Circo dos Sonhos
Os portões de ferro estremecem e se abrem, como se por vontade própria. Abrindo-se para fora, convidam a multidão para dentro.
Agora o circo está aberto.
Agora você pode entrar.

O Mar Sem Estrelas

Falar de Erin Morgenstern é se lembrar não apenas de O Circo da Noite, claro, mas também, do apaixonante O Mar Sem Estrelas, um super favorito por aqui!

A verdade é que essa história, com sua amizade entre Zack e Katrina, nos faz refletir sobre o que é uma amizade verdadeira e o que é um laço de amizade.

Tudo porque bons amigos não perdem a esperança, mesmo quando tudo parece difícil e impossível.

O Mar Sem Estrelas

 

Título original:
The Starless Sea

Autoria:
Erin Morgenstern

Editora:
Morro Branco

Ano de lançamento:
2021

Páginas (nº):
544
Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.
Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço.
Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

O Clube de Leitura de Jane Austen

Livros com amizades inesquecíveis o suficiente para criar e manter um clube do livro inspirado em uma das mais brilhantes autoras vitorianas?

É, não tem como deixar O Clube de Leitura de Jane Austen de fora dessa lista:

O Clube de Leitura de Jane Austen

 

Título original:
Jane Austen Book Club

Autoria:
Karen Joy Fowler

Editora:
Rocco

Ano de lançamento:
2017

Páginas (nº):
320
No livro, Fowler apresenta um grupo formado por cinco mulheres e um homem, traçando um paralelo entre seus personagens e os criados pela autora britânica, numa deliciosa análise dos relacionamentos modernos à luz da obra de Jane Austen. A trama, que se passa na Califórnia, começa quando Jocelyn, uma criadora de cães da raça Leão da Rodésia, decide montar um clube de leitura para discutir as obras de Jane Austen. Ela escolhe a dedo os integrantes: Sylvia, sua melhor amiga desde quando as duas tinham 11 anos; Allegra, filha de Sylvia; Prudie, professora de francês na escola local; a falante Bernadette, conhecida por ter se casado várias vezes; e Grigg, o único homem autorizado a participar. Enquanto mergulha no universo de Jane Austen, o sexteto vive suas próprias histórias. Os leitores acompanham dramas como o divórcio de Sylvia, a morte da mãe de Prudie e o rompimento do namoro de Allegra. Mas nem tudo é tristeza: as irmãs mais velhas de Grigg dão uma ajuda para que ele se aproxime de sua paixão secreta, Bernadette encontra um novo marido e Jocelyn tem a chance de redescobrir o amor.

A Dança da Floresta

Uma fantasia apaixonante com uma improvável amizade entre uma jovem e um sapo: ela jura que é capaz de ouvir a voz dele, ainda que ninguém mais consiga!

Jena e Gogu é uma dupla apaixonante que conhecemos em A Dança da Floresta, premiada fantasia inspirada em As 12 Princesas Bailarinas e em outros contos de fadas. E, por estar na lista de leituras favoritas das coletivers, merece muito destaque e atenção.

Inclusive, recomendo fica de olho também no próximo livro da autora que será publicado e promete arrebatar muitos corações com sua inspiração em A Beça e a Fera: A Montanha das Feras!

A Dança da Floresta

 

Título original:
Wildwood Dancing

Autoria:
Julit Marillier

Editora:
Wish

Ano de lançamento:
2021

Páginas (nº):
448
A história apresenta as cinco filhas de um mercador: Jena, Tatiana, Paula, Iulia e Stella, que, quando crianças, descobrem um portal para o Outro Mundo, aberto apenas durante as noites de Lua Cheia. Assim, uma vez por mês, elas embarcam para um mundo cheio de criaturas fantásticas onde, tal qual a história de As Doze Princesas Bailarinas, elas gastam a sola de suas sapatilhas dançando. Por nove anos elas conseguiram manter esse segredo escondido de todas as pessoas que moram no castelo, até que, com a chegada de um inverno rigoroso e a partida iminente de seu pai adoentado, as noites na Clareira Dançante ficam ameaçadas. Cezar, o primo ambicioso, não pretende permitir que Jena assuma as responsabilidades e negócios da família. Uma tragédia coloca em risco não apenas a sua independência como a paz de todas as criaturas da floresta. Com a ajuda de seu melhor amigo, um sapo chamado Gogu, ela precisará impedir que tudo o que mais ama seja destruído. E, para piorar, uma de suas irmãs se apaixona por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante…

O Jardim Secreto

Um clássico acolhedor que conta, é claro, com laços de amizade também inesquecíveis. Aqui nosso enlace de amizade não vai acontecer em uma via que se estende apenas de uma pessoa a outra, mas temos um trio que ganha os holofotes: Mary, Dickon e Colin.

Se você ainda não abriu seu coração para essa história, acredite: ela merece uma leitura acurada e ser vista sob lupa dos tempos atuais.

O Jardim Secreto

 

Título original:
The Secret Garden

Autoria:
Frances Hodgson Burnett

Editora:
DarkSide Books

Ano de lançamento:
2021

Páginas (nº):
288
As histórias mais mágicas são capazes de atravessar as barreiras do tempo e encantar leitores de diferentes gerações. Em 1911, Frances Hodgson Burnett presenteou o mundo com O Jardim Secreto, uma história doce e delicada sobre o poder transformador da magia, da natureza e da amizade.
O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária que perde os pais em um surto de cólera na Índia e, como consequência, é enviada para uma mansão em Yorkshire para morar com seu tio misterioso. Cheia de incertezas diante da nova realidade cinzenta da Inglaterra, ela encontra consolo na natureza ao seu redor. E, quando descobre a existência de um jardim secreto nos terrenos da mansão e encontra a chave perdida, um mundo mágico se descortina diante de seus olhos.
A menina e a natureza desabrocham juntas, em um percurso repleto de companheiros improváveis e amigos para vida inteira. Em uma de suas obras mais aclamadas, Frances Hodgson Burnett toca o coração dos leitores de todas as idades ao contar a história de Mary, uma menina rabugenta e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo dos animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com a vida.
Lírico e inesquecível, O Jardim Secreto é um livro que fascina crianças e adultos, inspirando a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar dentro de nossas essências um lugar onde a esperança sempre floresce.

Orgulho e Preconceito

Esta não seria uma lista de amizades inesquecíveis digna se deixasse de lado Elizabeth e Jane, as mais velhas das irmãs Bennet de Orgulho e Preconceito.

Além de serem representadas em várias adaptações, a cumplicidade das irmãs é o tipo de sentimento que extrapola dos laços de sangue e é, sem dúvidas, inspirador.

Orgulho e Preconceito

 

Título original:
Pride and Prejudice

Autoria:
Jane Austen

Editora:
Martin Claret

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
424
Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

Razão e Sensibilidade

Talvez algumas pessoas discordem, mas a gente não pode se esquecer das irmãs Elinor e Marianne Dashwood de Razão e Sensibilidade.

Talvez ela sejam completamente diferentes uma da outra, quase como água e vinho, mas isso não elimina o apreço e a amizade.

Leia mais: resenha de Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade

 

Título original:
Sense and Sensibility

Autoria:
Jane Austen

Editora:
Martin Claret

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
400
“Razão e Sensibilidade” é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

Mulherzinhas

Um dos livros clássicos mais aconchegantes e que encanta leitores há gerações é repleto de amizades inesquecíveis, a cargo das próprias irmãs March.

No todo, a amizade entre irmãs é linda de se ver, mas quando colocamos uma lupa e observamos a proximidade e a dinâmica existente entre elas, é um deleite sem igual.

Mulherzinhas

 

Título original:
Little Woman

Autoria:
Louisa May Alcott

Editora:
Clássicos Zahar

Ano de lançamento:
2019

Páginas (nº):
600
Dezembro de 1861, Massachusetts. Meg, Jo, Beth e Amy March enfrentam seu primeiro Natal sem o pai, que serve na Guerra Civil. É o marco inicial da jornada de formação das quatro irmãs, e Mulherzinhas as acompanha nesse processo até a vida adulta. Entre alegrias e aflições, desafios e conquistas, perdas e aprendizados, crescemos com elas…
O romance tem sensibilidade, humor e pulso e mostra que um universo familiar e cotidiano pode ser o celeiro de mudanças importantes, ao defender – sem falsa moralidade – princípios como a virtude acima da riqueza, a equidade entre os gêneros e a realização individual sem prejuízo do bem coletivo.

A Troca

Quem disse que pessoas com idades bem distantes não podem ser verdadeiras amigas?

O segundo livro de Beth O’Leary, A Troca, traz uma amizade inesquecível entre avó e neta, que não apenas estão prontas para ajudar a outra a qualquer momento, como também a trocar de casa por mês inteiro!

Leia mais: resenha de A Troca

A Troca

 

Título original:
The Switch

Autoria:
Beth O’Leary

Editora:
Intrínseca

Ano de lançamento:
2020

Páginas (nº):
352
Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.
Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim.
Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.

Corte de Espinhos e Rosas

Seria uma injustiça não reservar espaço para a saga que deu origem ao ciclo de leituras das quais surgiriam o Coletivo.

Imperfeita, com certeza e com um dos personagens mais injustiçados da Maas, precisamos concordar, mas quando se trata de amizades, não tem como não se lembrar de Feyre e Lucien.

Corte de Espinhos e Rosas

 

Título original:
A Court of Thorn and Roses

Autoria:
Sarah J. Maas

Editora:
Galera Record

Ano de lançamento:
2015

Páginas (nº):
527
Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração.
Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la… ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Corte de Névoa e Fúria

Se no primeiro livro o destaque da amizade fica por conta de Feyre e Lucien, em Corte de Névoa e Fúria é hora de valorizarmos a amizade do Círculo Íntimo.

Se você já leu os livros, sabe exatamente do que estou falando, se não faz ideia, bem, só quem faz parte do Círculo Íntimo sabe o que são amizades inesquecíveis.

Corte de Névoa e Fúria

 

Título original:
A Court of Mist and Fury

Autoria:
Sarah J. Maas

Editora:
Galera Record

Ano de lançamento:
2016

Páginas (nº):
807
O aguardado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de vidro. Nessa continuação, Feyre, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano, incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.

O Reino de Zália

A melhor definição aqui são amigos do melhor tipo, pau pra toda obra, BFF’s mesmo!

Adoro como a construção da trama conseguiu desenrolar a história, colocar uma boa pitada de romance, desenvolver a personagem e não deixar a importância das amizades de lado.

Vale muito conhecer o reino de Zália neste romance juvenil para lá de fofo!

Leia mais: resenha de O Reino de Zália

O Reino de Zália

 

Autoria:
Luly Trigo

Editora:
Seguinte

Ano de lançamento:
2018

Páginas (nº):
464
Por ser a segunda filha, a princesa Zália sempre esteve afastada dos conflitos da monarquia de Galdino, um arquipélago tropical. Desde pequena ela estuda em um colégio interno, onde conheceu seus três melhores amigos, e sonha em seguir sua paixão pela fotografia.
Tudo muda quando Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. Zália retorna ao palácio e, antes que possa superar a perda do irmão, precisa assumir o posto de regente e dar continuidade ao governo do pai. Porém, quanto mais se aproxima do povo, mais ela começa a questionar as decisões do rei e a dar ouvidos à Resistência, um grupo que lidera revoltas por todo o país. Para complicar a situação, Zália está com o coração dividido: ela ainda nutre sentimentos por um amor do passado, mas começa a se abrir para um novo romance.
Agora, comprometida com um cargo que nunca desejou, Zália terá de descobrir em quem pode confiar — e que tipo de rainha quer se tornar.

Um Caminho para a Liberdade

Perfeito e tocante, Um Caminho para a Liberdade vai te levar para outro tempo e lhe apresentar mulheres inesquecíveis.

E, enquanto seus traços de amizade são construídos, algo mais forte que aço é forjado. Um romance apaixonante e único, inspirado em histórias reais.

Um Caminho para a Liberdade

 

Título original:
The Giver of Stars

Autoria:
Jojo Moyes

Editora:
Intrínseca

Ano de lançamento:
2019

Páginas (nº):
501
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Todas as quintas nosso encontro é para discutir crimes antigos, mas que fique o aviso: você só pode entrar se tiver acima de 70 anos.

Além disso, você vai desfrutar de amizades únicas, ecléticas, cada uma com suas particularidades, que podem ir de um passado indecifrável a uma dificuldade em andar rápido demais.

Seja como for, as amizades estão garantidas no Clube do Crime das Quintas-Feiras.

Leia mais: resenha O Clube do Crime das Quintas-Feiras

O Clube do Crime das Quintas-Feiras

 

Título original:
The Thursday Murder Club

Autoria:
Richard Osman

Editora:
Intrínseca

Ano de lançamento:
2021

Páginas (nº):
422
Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para — segundo consta na agenda da sala de reunião — discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado.
Com todos os integrantes acima dos setenta anos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth… bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela.
Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes — além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores —, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

Quer ler mais livros com amizades inesquecíveis?

Encontrar livros que nos confortam é quase um lema por aqui, não apenas com fantasias e clássicos, mas em todos os tipos de livros.

Se você ainda não faz parte do Coletivo, venha conhecer mais sobre o projeto: somos uma comunidade e também um clube do livro para quem ama ler!

Você pode conhecer mais detalhes sobre a assinatura e benefícios aqui na sede digital. E, se tiver dúvidas, pode escrever uma mensagem para a Rê.

Comente este post!

deixe seu comentário, coletiver!

  • a mais amada pela grã-rainha

    ai, deus … a leitura de jane austen me persegue 🫣 mas um dia vai acontecer!!! 😛

    responder