novidades na sua caixa de entrada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Tag Literária Cringe

Banner em aquarela, feito com madeira ao fundo e pedaços de papeis sobrepostos, exemplificando com seu título: Tag Literária Cringe.

A Tag Literária Cringe é para quem é millennial como eu e sabe que nós temos algumas características geracionais bem marcantes, o que pode ir desde o fato de você gostar de Harry Potter até o jeito de repartir o cabelo.

Navegando em anotações antigas por aqui, encontrei essa Tag Literária Cringe que eu havia rascunhado em 2021, e que foi inspirada, é claro, no boom da onda cringe.

Se você não está familiarizada com o termo cringe, podemos defini-lo como tudo que o Gen Z acha meio antiquado, cafona, coisa da geração passada, que dá uma vergolha alheia, sabe!? E, incluído nisso, é claro que também dá para chamar pessoas de cringe.

O movimento, à época, viralizou exatamente por isso, os cringes não ficaram exatamente ofendidos, além de muitos memes, a ideia toda gerou um senso de identidade coletiva bem forte para a geração.

Tag Literária Cringe

Depois de pensar como o termo cringe realmente chegou para ficar na nossa realidade (e língua), se tornou válido trazer a Tag Literária Cringe para você.

A partir dela acho que também dá para brincar um pouco e pensar o quão cringe nós somos, segundo o nosso gosto literário.

Então, sem mais delongas, vamos as perguntas:

Banner em aquarela, feito com madeira ao fundo e pedaços de papeis sobrepostos, exemplificando com a Tag Literária Cringe e o desenho de um sapatinho de cristal.

Fãs da Disney

Se você fosse escrever uma história nova sobre um personagem dos contos de fadas que já foram animados pela Disney, qual seria?

Aqui eu preciso dizer que sou cringe de carteirinha e fanzoca da Disney. Eu não apenas já escrevi uma história para a Cinderella, minha favorita na animação como no live action, como também escrevi de outras princesas.

Estas pérolas escritas por mim há uns bons anos, você pode encontrar no Wattpad: Cinderella, Aurora e Scarlet.

Seja como um boleto, um boleto sempre vence!

Qual foi o último livro que te trouxe boleto para pagar?

Literalmente hoje (enquanto escrevo), eu posso dizer que foi Fourth Wing, porque estou no siricutico para ler a fantasia do momento (quando vai chegar pela encomenda da Amazon, já é outra história).

CAPS PARA QUÊ TE QUERO

QUAL ÚLTIMA LEITURA TE FEZ ESCREVER TUDO EM CAIXA ALTA PARA SE EXPRESSAR MELHOR?

Eu acho que muitos surtos assim, O Circo da Noite, talvez, e isso me fez pensar que estão faltando leituras do tipo UAU no meu script de leitura.

Banner em aquarela, feito com madeira ao fundo e pedaços de papeis sobrepostos, exemplificando com a Tag Literária Cringe com o desenho de uma xícara branca com café.

Sim, nós tomamos café da manhã!

Qual leitura combina muito com um bom café da manhã?

Não sei porque, mas penso em algo aconchegante, como A Ilusão do Tempo de Andri Snær Magnason, que tem uma pitada de contos de fadas e ficção cientifica.

Mais café, por favor!

Um personagem que você gosta e é viciado em café?

Honestamente, tenho mais facilidade em lembrar de um personagem que gosta muito de chá do que de café, porque claramente meu gosto pessoal influencia nisso.

Fora que pensar em personagens que amam café, minha mente já vai lá para Gilmore Girls, que é bem cringe também, então acho que está valendo!

Mais que amigos, Friends

Qual livro te faz pensar em Friends?

Irmãs Bennet de Orgulho e Preconceito, porque vemos muitas formas de amizade por lá, tanto quanto em Razão e Sensibilidade com as irmãs Dashwood.

Mas caso alguém me conteste sobre eu falar de amizade com irmandade, posso falar de um das leituras recentes, com uma amizade inesquecível, entre Maddie e Verity em Codinome Verity de Elizabeth Wein.

Banner em aquarela, feito com madeira ao fundo e pedaços de papeis sobrepostos, exemplificando a Tag com um globo de neve com o Expresso de Hogwarts dentro.

Harry Potter, sempre!

Qual seu livro ou filme favorito de Harry Potter?

Honestamente, eu não sei. Gosto muito do primeiro filme, porque ele é muito aconchegante, amo a história do terceiro e acho que tenho a mesma sensação com os livros. Quando reler pode ser que eu mude de opinião.

Para todos os cringes que riem assim: 😂😂😂

Qual leitura te deixou rindo assim 😂😂😂?

Para tentar manter leituras mais recentes, acho que Feitiço para Coisas Perdidas, da Jenna Evans Welch. Mas, no geral, minha cabeça não se recorda de um livro tão engraçado a ponto de me fazer chorar de rir. 😂

VHS: tem que rebobinar para devolver!

Qual livro te fez viajar no tempo como na época das videolocadoras?

Uma fácil até que enfim: VHS do César Bravo é perfeição em termos de terror e um dos meus favoritos do gênero. Recomendo sempre sempre!

Banner em aquarela, feito com madeira ao fundo e pedaços de papeis sobrepostos, exemplificando a Tag com uma garota branca de cabelos alaranjados, repartidos de lado.

Cabelo de lado, é claro!

Conta um crush literário que tem vibes millennial e que com certeza usaria o cabelo de lado!

Darkling, acho ele bem cheio de manias bem cringe e, apesar de ser vilão, cabelo de lado é a cara dele! ehehe

O combo ideal: sapatilha de bico redondo e calça skinny

Qual personagem literária usa sapatilhas de bico redondo com calça skinny?

Mirabel de O Mar Sem Estrelas da Erin Morgenstern é cringe com certeza! E ela usa esse combo (ainda que quem leu possa discordar, acho ela maravilhosa e cringe siiim!).

Para fechar a Tag Literária Cringe: FDS significa fim de semana!

Um livro para ler inteiro no fds!

Essa tá fácil, porque acredito que podem ser sempre leituras mais leves e bem fluidas, como A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan ou mesmo HQ’s, como Mordida e Heartstopper!

É claro que existem outras características aí no meio cringe, mas reuni na Tag Literária Cringe as que achei mais a cara do nosso clube do livro.

E, para quem leu até aqui, não deixe de me contar o quão cringe você é, de acrodo com as suas respostas na TAG!

Para se manter por dentro dos conteúdo do clube, assine para receber as postagens do blog do clube no seu e-mail:

As melhores leituras de 2023 do Coletivo

As melhores leituras de 2023 do Coletivo

ler artigo
Entrevista com Juliet Marillier sobre processo de escrita

Entrevista com Juliet Marillier sobre processo de escrita

ler artigo
14 livros com clubes do livro nas suas histórias!

14 livros com clubes do livro nas suas histórias!

ler artigo

Comente este post!

deixe seu comentário, coletiver!

  • esthefani cristina garcia dos santos

    Sou muito cringe kkkkkkkkk, tenho resposta pra cada pergunta kkkkkk

    responder